A autora

ADRIANA TAVARES PIMENTEL
Em BIOGRAFIA, ADRIANA TAVARES PIMENTEL, uma professora e escritora carioca. 
Esta brasileira nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de abril 1969.

                                                               foto tirada em março de 2016

    
Família
É uma brasileira nata. Avós maternos descendentes de espanhóis, portugueses, franceses e possivelmente judeus. Avós paternos descendentes de espanhóis, índios, alemães e possivelmente judeus. Filha mais velha do primeiro casamento dos pais, primeira neta dos dois lados da família. Possui uma única filha de 25 anos, nascida em Porto Alegre.
                  Apelidada de Nana por seus pais, avós e trisavós!


                  Cresceu no bairro Bom Fim em Porto Alegre.


Sua árvore Genealógica: MY HERITAGE [Seus antepassados ]
Fala de si
Ela diz no site do Panorâmico [Um pouco de imagens] “...Destes dois, Carlos Alberto Pimentel e Sirlei Tavares Pimentel, surgi. E do meio me formei "gente". Ou melhor, estou a todo dia me tornando “gente”. Muitas coisas fiz na vida que não cabem em poucas linhas... se alguém se interessar em saber mais quem sou, estou nas redes sociais. Mas, cabe dizer que sou igual nas diferenças a qualquer pessoa. Sou cheia de erros, decepções, histórias, acertos, sonhos, projetos, vontades, surpresas. Fui a primeira neta paterna e materna, fui a única filha sanguínea de meus pais. E, irmã de coração da Deia e, posteriormente de outras relações de meu pai, de Juliano, Luciano e Junior.
   Fui uma criança privilegiada por ter tudo que a vida pode dar materialmente a alguém. Fui uma “adolescente rebelde sem causa” e ao mesmo tempo “sofrida pela separação de meus pais”. E, na juventude adulta, conheci a dificuldade financeira, as fraquezas e desilusões. Mas, foi nessa fase que também descobri a felicidade de ser mãe e me sentir completa em amor. Tive o prazer de ver uns olhos apaixonados me pedindo colo e leite, o sorriso franco e o abraço verdadeiro.
     Entrei em várias faculdades (geologia, direito, pedagogia e letras inglês), nas portas da primeira formatura em letras a fatalidade me fez desistir em prol de algo maior. Tempos depois, me formei em Tecnologia dos Processos Gerenciais e por idealismo voltando para letras me tornei professora. Agora, está ai, pós graduação em término para esta pessoa que vos fala. Já em idade “adulta madura”, meus 45 anos, vejo o tempo como aliado e as dores como necessárias. O sorriso como alimento e o amor como ar da vida. Estou na Osvaldo Brochier. Orgulho-me do local de meu trabalho pela direção que vai além do administrativo competente a formação humana. Agradeço meus alunos que todos os dias fazem ser ímpar esta vivência e me fortificam com suas descobertas. Enfim, uma brasileira que está passando pela vida com garra, luta e tentando aprender mais sobre si e os outros.”

Trajetória Profissional
Começou a trabalhar aos 17 anos na Von Von Modas em Porto Alegre como recepcionista. Dali para frente, teve infinitas funções em variados locais até envolver-se no início dos anos 2000 com a educação. Primeiro com voluntariados e posteriormente como professora contratada.
No seu percurso profissional, um dos tempos que considera mais divertidos, embora o que mais exigia de conhecimentos sobre os mais diversos assuntos e inserção de diferentes VOZES foi durante interpretações de personagens via telefone.
Como universitária, trabalhou durante dois anos em laboratório de robótica, no Projeto da Lego Zoom. Apresentando no Salão de extensão da UFRGS, Ulbra e IPA.
Mais dados sobre sua trajetória profissional pode ser lida no blog do Currículo 
Local de Moradia e refúgios
Hoje, está em Montenegro, terra dos seus pais e avós. Mudou-se para cidade em 2000 pela primeira vez. Retornou à Porto Alegre em 2003. Voltando a morar na cidade em 2007, quando adotou a terra como local de moradia fixa. Passou a infância em Porto Alegre, especificamente nas ruas do Bom Fim. Sendo palco de suas travessuras de criança à rua Francisco Ferrer. Adolescência e jovem adulta seus locais prediletos de refugio eram o Parque da Redenção, Jardim Botânico para ler. O Parcão e Marinha para patinar. A Cidade Baixa para escutar boa música e ver bons shows. Tem uma personalidade dinâmica e gosta de conhecer novos lugares, por isso, já esteve em diversos no país. Sendo assim, morou durante 8 anos no Mato Grosso, cidades de Cáceres e Cuiabá.
Vida escolar e acadêmica
Estudou nos colégios: Instituto Nossa Senhora dos Anjos e Colégio Metodista Americano em Porto Alegre/RS. Ainda na infância teve uma breve passagem na 7ª série,no Colégio São José, na cidade de Montenegro. No ensino médio retornou ao Colégio Americano.
Iniciou sua vida acadêmica aos 18 anos, quando fez seu primeiro vestibular na UFMT para Geologia. Desistiu do curso ao se ver grávida de sua filha Giovanna. Voltou a universidade no curso de Direito, aos 25 anos, na Unisinos. Cursou os primeiros anos, se transferindo para Letras, no IPA/RS. Quando faltavam poucas semanas para a formatura foi obrigada a largar o curso e mudar-se para Montenegro. Recomeçou a vida na cidade e também seus estudos. Não tendo condições financeiras para estudar fora da cidade, graduou-se no polo da UNINTER em Processos Gerenciais e seguidamente, retornou ao seu curso de Letras dentro da UNINTER. Pós graduou-se em Organização do Trabalho Pedagógico em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar.

Sobre Cultura diz
Na infância foi conduzida a apreciar as diferentes culturas e meios comunicativos pela mãe Orientadora Educacional Sirlei Tavares Pimentel e o pai médico-jornalista, capitão da reserva do Exército Brasileiro.
As peças teatrais, filmes e livros são seu grande prazer.
Adora escrever e criou um blog a alguns anos chamado "Coisas de Nana". 

Respeito as diferenças é seu grande desafio diário. Acreditando ser fundamental mostrar a importância a todos: “cada ser humano tem suas opiniões, escolhas e o dever de respeitar as escolhas do outro”.
Cresceu por entre os livros das bibliotecas pessoais dos pais.
Admiradora de escritores nacionais como Mário Pirata, Monteiro Lobato, Mário Quintana, Lya Luft, Cecília Meireles, Luís Fernando Veríssimo. E apaixonada pelos escritores estrangeiros: Mia Couto, Cervantes, Nadine Godimer que fazem parte de suas leituras prediletas.
A imaginação aliada a situações cotidianas trouxe a concretização da primeira edição do seu livro "A Pata Formosa" como o número 1 da Coleção Nana Nanando.
Mais detalhes do livro A Pata Formosa nos posts deste blog
Corpo cultural e religioso
Ela postou no blog Coisas de Nana estes aspectos:
Um valor importante: O amor Um símbolo: o sol Um rito religioso: o agradecimento Uma oração: Deus obrigada pela teu amor por mim, misericórdia pelos meus erros e te peço a luz pra minha caminhada. Uma frase: Deus está dentro de mim e em tudo que existe no mundo. Um texto significativo: “Oração de São Francisco adaptada” Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz Onde houver ódio, que eu leve o amor Onde houver ofensa, que eu leve o perdão Onde houver a discórdia, que eu leve a união Onde houver dúvida, que eu leve a fé Onde houver erro, que eu leve a verdade Onde houver desespero que eu leve a esperança Onde houver a tristeza, que eu leve alegria Onde houver trevas, que eu leve a luz Ó mestre, fazei-me que eu procure mais, consolar que ser consolado Compreender que ser compreendido Amar, que ser amado Pois é dando que se recebe É perdoando que se é perdoado E, é vivendo com respeito ao diferente que se cria um amanhã melhor.


Nome: ADRIANA TAVARES PIMENTEL Um adjetivo qualitativo para esse nome: Aprendizagem Território tradicional dessa família: Nos primórdios da trisavó paterna da Alemanha, da trisavó materna da França e Espanha. Gerações posteriores: PASSO FUNDO/RS (mestiçados com índios, brasileiros e portugueses em um lado da família), área rural de MARATÁ E SÃO GABRIEL ( mestiçados com negros, espanhóis e portugueses).
Em resumo, uma família tipicamente brasileira. Uma perspectiva: Maior valorização da sociedade ao respeito às diferenças de raças e religiões. Sua tradição religiosa: Quando criança em um fim de semana frequentava com meus avós maternos o salão das Testemunhas de Jeová, e no outro, com meus avós paternos frequentava a Igreja Católica Apostólica Romana. Durante a vida: sempre respeitei todas as tradições religiosas e também, fui prestigiar quando convidada. Hoje: Minha religiosidade é professada nas conversas com Deus em qualquer lugar que sinta necessidade. Alimentos: Tirando leite, todos bem vindos. Bebidas: Todos os tipos de sucos me são apetitosos. Álcool não é de meu agrado. Vestes significativos: calças jeans, sapatos de salto e anéis. Sobrenome da família Tavares – português Pimentel - espanhol Um adjetivo qualitativo para esse nome: Tavares – Guerreiros Pimentel - Audaciosos Um evento: Natal em família Um tempo: Hoje Um espaço religioso: Cemitério
Alguns momentos de sua vida em fotos
Em sua terra natal

Com sua mãe aos 8 anos, no pátio da casa da avó paterna.

Na piscina da casa do avô materno

Fazendo voluntariado no ICI - Instituto de Câncer Infantil em Porto Alegre


Seus animais e pets de amigos:











Na orla do rio Caí, em Montenegro/RS




Brincadeiras e festas à fantasia:












Aos 17 anos bebendo Charrua!



Em Cuiabá aos 18 anos:


Indo para a maternidade em 12/11/1990





 Ela quando bebê:







Patinando no Riocentro






Formatura na graduação de Processos Gerenciais:






O lugar predileto - Parque da Redenção em Porto Alegre



Em família na Feira do Livro de Porto Alegre em 2015
















                                                                     Pessoas muito importantes:



Formatura na graduação em Letras




Alguns locais onde ela aparece
HORA DO CONTO - EMEI EMMA RAMOS DE MORAES [HORA DO CONTO]
MY HERITAGE [ÁRVORE GENEALÓGICA]
PANORÂMICO [Panorâmico Fotos]
Biblioteca Municipal Hélio Alves de Oliveira - A apresentaçãode seu livro
Entrevista ao Jornal Ibiá falando sobre sua gata [Gatos pretos não dão azar ]
Programação da 14ª Feira do livro de Montenegro e 9ª Feira do livro do Vale do Caí [[1]]
Frases no site Pensador [PENSAMENTOS ESCRITOS POR NANA]
Esta encontrei lá: "Adoro a insanidade do homem quando este se deixa conhecer pro mundo e abomino sua insanidade quando aliada a crueldade de querer o poder desmedido". Nana Pimentel
Canal da Nana no You Tube 
Página com pensamentos no Facebook [CERZINDO SENTIMENTOS ]
Uma de suas resenhas [RESENHA DO PINK FLOYD]

Alguns livros que considera como relevantes a uma boa formação literária
Contos e Romances
1.   Adelia Prado – Sem enfeite,
2.   Antonie Saint Exupery – O Pequeno Príncipe,
3.   Boccaccio – Decameron,
4.   Carina Luft – Fetiche,
5.   Carina Luft – Verme,
6.   Carol Bensimon - Pó de parede,
7.   Charles Kiefer – Caminhando na chuva,
8.   Clarice Lispector – A hora da estrela,
9.   Edgar Alan Poe – Contos do Covil,
10. Érico Veríssimo – As mãos de meu filho,
11. Fiódor Dostoiévski - Crime e castigo,
12. Gabriel Garcia Marquez – Cem anos de solidão,
13. Gislaine Oliveira – Se eu fosse Cinderela...,
14. Graciliano Ramos – Vidas Secas,
15. Guimarães Rosa – Sagarana,
16. Hermann Hesse – Sidarta,
17. Honoré Balzac – A mulher de trinta anos,
18. Irmãos Grimm – Os sete corvos,
19. Jane Austen – Orgulho e preconceito,
20. João Simões Lopes Neto – Contos Gauchescos,
21. Johann Wolfgang Von Goethe - Os Sofrimentos do Jovem Werther,
22. José Eduardo Agualusa - A rainha ginga,
23. Joseph Conrad – O coração das trevas,
24. Julio Cotazar – A casa tomada,
25. Lewis Carroll – Alice no País do espelho,
26. Lya Luft – As parceiras,
27. Mia Couto – A confissão da leoa,
28. Mia Couto – Estórias Abensonhadas,
29. Miguel de Cervantes – Dom Quixote,
30. Nadine Gordimer – O melhor tempo é o presente,
31. Nelson Rodrigues – A vida como ela é,
32. Oscar Bessi – Lobo do Homem,
33. Oscar Bessi – O silêncio mais profundo,
34. Richard Wright – Filho Nativo,
35. Salman Rushidie – Versos satânicos,
36. William Golding – O senhor das moscas,

Poesias
1.   Carlos Drummond de Andrade – As impurezas do branco,
2.   Charles Baudelaire – Flores do mal,
3.   Florbella Espanca – Trocando olhares,
4.   Gil Vicente – Auto da Barca do Inferno,
5.   Gregório de Matos - Expressão do silêncio do poeta, John Milton – O paraíso perdido,
6.   Menotti Del Picchia - I Juca Mulato,
Biografias
1.   Benjamin Moser – Clarice Linspector,
2.   David Shields e Shane Salerno – Salinger,
3.   Hayden Herrero – Frida,
4.   Howard Sounes – Charles Bukowski,
5.   Nelson Fachinelli – Mário Quintana - vida e obra,

Crônicas
1.   C. S. Lewis – As crônicas de Nárnia,
2.   Clarice Lispector – A descoberta do mundo,
3.   Fernando Sabino - O homem nu,
4.   Fernando Sabino – O melhor amigo,
5.   Ignácio Loyola Brandão - As sessões de cinema de uma cidade do interior,
6.   J. R. R. Tolkien – O senhor dos anéis,
7.   Lima Barreto - O homem que sabia javanês,
8.   Luís Fernando Veríssimo – Exigências da vida moderna,
9.   Lya Luft – Pensar é transgredir,
10. Malba Tahan – Mil e uma noites,
11. Rubem Braga – Coração de mãe,

Outras leituras
1.   Ana Beatriz Barbosa Silva – Mentes perigosas,
2.   Ingrid Canete – Adulto Índigos,
3.   Rubem Alves – Ostra feliz não faz pérola,

Referências
Adriana Tavares Pimentel, TCC O Papel da Orientação Educacional na Organização do Trabalho Pedagógico , no Escavador
Nanna Pimentel, Recanto das letras com a resenha do PINK FLOYD, 2006 
Adriana Tavares Pimentel, Rede Social, 
Adriana Tavares Pimentel, Blog Coisas da Nana


Nenhum comentário:

Postar um comentário